4 dicas para propor metas para funcionários com diferentes perfis

07/08/2018 Call center, Televendas 0 comentários
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4 dicas para propor metas para funcionários com diferentes perfis

No ambiente organizacional, existem diversos estilos de colaboradores. Enquanto uns são mais planejadores, outros são comunicadores. Ainda há aqueles considerados executores. Esses são apenas alguns exemplos. O fato é que cada um possui uma característica e aptidão singular, certo?

Nesse sentido, é fundamental propor metas diferentes. Afinal, o que pode ser um ótimo estímulo para certo colaborador, para outro, talvez tenha o efeito contrário. Para ajudá-lo a lidar melhor com essa questão, elaboramos este conteúdo especial. Veja a seguir 4 dicas para definir objetivos distintos, levando em consideração o perfil dos funcionários.

1. Conheça o seu time

O primeiro passo para obter êxito nessa tarefa é conhecer melhor a sua equipe. Para isso, é preciso apostar na comunicação. Seja próximo do quadro de efetivos e demonstre interesse pela opinião de cada um. Assim, você conseguirá fortalecer os laços entre colaboradores e gerência.

A partir de então, será mais fácil perceber os pontos fortes e fracos dos integrantes, entendendo as principais dificuldades e anseios de cada colaborador. Lembre-se de que esse é um processo que deve acontecer naturalmente. Por isso, não force situações.

2. Proponha metas alcançáveis

Independentemente do perfil do colaborador, o alto escalão administrativo deve determinar metas realistas. Claro que o intuito é fazer com que o time se esforce ao máximo, conquistando assim resultados surpreendentes.

Contudo, o tiro pode sair pela culatra caso eles percebam que a meta é impossível de ser alcançada. Portanto, trabalhe com cuidado esse aspecto, certificando-se de estabelecer um objetivo justo e palpável, contribuindo assim com a produtividade da equipe.

3. Ofereça premiações distintas

Uma viagem com a família pode ser uma ótima recompensa para um colaborador, mas é preciso ter em mente que outro pode preferir a bonificação em dinheiro. Perceba, nesse contexto, a importância de diversificar a premiação. O ideal aqui é conversar com os colaboradores para que, juntos, possam chegar a um acordo. Para não criar atritos internos, lembre-se de oferecer recompensas que possuam um valor semelhante.

4. Defina mais de uma meta

Um colaborador que já está há um tempo na empresa de call center provavelmente vai ter mais facilidade em bater as metas, mesmo aquelas mais difíceis. Afinal, ele já está familiarizado com o trabalho e com os processos, e já criou um laço com os clientes. Em contrapartida, o operador novato pode ter dificuldades até se adaptar completamente.

Nesse sentido, vale a pena propor diversos níveis de meta, oferecendo uma recompensa que seja compatível com cada etapa. Dessa forma, todos têm chances iguais de conquistar o prêmio. É importante ainda frisar que antes de definir as bonificações, o gestor precisa analisar cuidadosamente os recursos da empresa. Em hipótese alguma ele deve comprometer o orçamento em função dessa ação.

O fato é que, para conseguir propor metas eficientes e motivar a equipe, é essencial pensar nas necessidades individuais e coletivas do time. Lembre-se de que cada profissional tem suas particularidades, sendo fundamental criar estratégias compatíveis com os diversos perfis.

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