5 dicas essenciais para acompanhar e bater metas em Call Center

27/06/2017 Call center, Televendas 6 comentários
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5 dicas essenciais para acompanhar e bater metas em Call Center

É muito comum que as empresas cheguem na segunda metade do mês, bem perto da data de fechamento, e o gestor perceba que sua equipe está longe de bater metas de vendas. É quando a pressão no ambiente aumenta, os agentes precisam fazer horas extras e, ainda assim, muitas vezes elas não são alcançadas, gerando baixos resultados e frustração.

Para contornar essa situação, listamos no artigo de hoje 5 dicas para ajudar o seu time a vencer barreiras, bater metas e fechar novos negócios. Continue a leitura e confira!

1. Crie estratégias para bater metas

Não contar com uma metodologia de trabalho bem delineada faz com que o seu time trabalhe às cegas, sem saber quais passos tomar em cada etapa do processo de interação com o cliente.

Para bater metas, é preciso ter uma estratégia de trabalho bem clara, com base no banco de dados e histórico do consumidor. Ou seja, o agente precisa entender como se comporta o seu lead para obter sucesso no contato.

2. Utilize tecnologia de qualidade no atendimento

A tecnologia é a melhor aliada do call center. Atualmente, existem diversas soluções para tornar as rotinas de trabalho e procedimentos mais ágeis, simplificados, seguros e eficientes.

Assim, é possível ter o acesso às informações do usuário, que constam no sistema, possibilitando um atendimento mais personalizado, com maior qualidade e agilidade, facilitando o processo de vendas.

Além disso, quando bem implantadas, as ferramentas de atendimento também ajudam os colaboradores a trabalharem com mais foco, sem a necessidade de transferir o cliente diversas vezes, elevando sua produtividade e as chances de fechar negócio.

3. Automatize os processos

Uma das grandes apostas para elevar a confiabilidade de um call center e bater metas todo mês é investir na automatização de processos. As soluções multicanal, por exemplo, consistem em uma opção inteligente, que oferece vários meios de interação entre a empresa e o consumidor (como chats, e-mails, redes sociais, entre outros).

Elas funcionam de forma otimizada, facilitando a vida dos agentes, que conseguem realizar mais atendimentos simultâneos ao longo de sua jornada de trabalho, promovendo um maior índice de vendas de produtos/serviços.

4. Invista em treinamento e capacitação das equipes

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelO erro de muitas organizações é investir em equipes grandes, mas com pouca capacitação profissional. Isso prejudica o seu trabalho, afetando de forma negativa o rendimento nas atividades, o que é totalmente indesejável em qualquer central de atendimento.

Por isso, é importante que as empresas invistam em treinamentos para as suas equipes, aumentando o seu leque de conhecimento sobre os produtos/serviços oferecidos, e aprendam técnicas de atendimento humanizado, como lidar com clientes difíceis para obter resultados e efetuar novas vendas.

Além da qualificação, é necessário que os colaboradores conheçam a fundo as políticas, valores e objetivos da empresa. Isso torna a estratégia de atendimento mais efetiva, inteligente e voltada para resultados.

5. Realize a supervisão e avaliação de desempenho de cada funcionário

Pessoas são diferentes e apresentam resultados distintos, ainda que todo o sistema seja padronizado e a equipe bem treinada. Para saber quais os colaboradores conseguem bater metas e fazer um bom trabalho, é preciso fazer uma avaliação de desempenho individual, para saber qual é a real situação da central de vendas.

Baseando-se nesses resultados, o gestor pode pensar em ações futuras para elevar a performance dos funcionários que ficaram com a meta abaixo do ideal, além de diminuir falhas e inconformidades no processo.

Além disso, existem várias outras ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a sua equipe a bater metas e tornar a central mais produtiva e rentável. Apostar em softwares modernos, CRM e em outras estratégias de call center faz toda a diferença, trazendo melhores resultados e maior lucratividade para a empresa.

Se você gostou do artigo, aproveite que já está por aqui e veja dicas para fazer um bom atendimento ao cliente!