6 tendências no call center para ficar de olho!

12/09/2017 Call center, Televendas 2 comentários
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6 tendências no call center para ficar de olho!

O mercado de call center está se evoluindo em ritmo acelerado, devido às novas tecnologias e às mudanças no perfil dos clientes: cada vez mais conectados e buscando soluções inovadoras, personalizadas e eficientes de atendimento.

Portanto, para se manter sempre na frente, é preciso estar por dentro das novas tecnologias e inovações, com objetivo de melhorar a experiência dos clientes e gerar vantagem competitiva para o negócio.

Para lhe ajudar nessa tarefa, selecionamos 6 tendências do mercado de call center que você deve ficar de olho. Confira:

1. Callback

O callback está entre as tecnologias mais utilizadas nas centrais para simplificar a vida de clientes e atendentes.

Na prática, quando o usuário faz a ligação e não há nenhum agente disponível, ele não precisa ficar na linha esperando atendimento. Basta desligar o telefone que a própria central registra a chamada e retorna o contato, tornando o serviço mais flexível, cômodo e eficiente.

2. Compliance

Em um mundo cada vez mais informatizado, a privacidade dos dados pessoais de cada cliente é fundamental para alcançar um nível de confiabilidade superior no call center da empresa.

Nesse contexto, o compliance tem papel fundamental para evitar fraudes e vazamento de informações confidenciais, especialmente nas operações do e-commerce, minimizando o risco de violação de suas informações.

3. Mídias sociais

Com a popularização das redes sociais, o call center pode se comunicar com seus clientes de forma mais direta, personalizada e com um atendimento de qualidade.

Para que essa ferramenta seja um sucesso, é importante ter uma equipe preparada para responder perguntas e atender às solicitações dos usuários, seja por meio do Facebook, WhatsApp ou outros canais de mídias sociais com estratégias para atrair, envolver e fidelizar seus clientes.

4. Atendentes virtuais

É uma das tendências mais promissoras devido à sua simplicidade e aceitação pelo público, especialmente entre os mais jovens.

Em muitos casos, o usuário tem dúvidas simples e recorrentes, que podem ser resolvidas rapidamente pelo atendente virtual. Além disso, eles representam um custo de suporte bem menor para a empresa com maior capacidade de atendimento.

Contudo, o ideal é equilibrar as soluções que envolvem o atendimento virtual em conjunto com uma equipe especializada, já que muitos consumidores preferem tratar seus assuntos diretamente com um agente. Por isso, é importante que o call center disponibilize ambas as opções, buscando agradar gregos e troianos.

5. Big Data

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelO Big Data faz uma análise comportamental do seu público-alvo por meio das redes sociais, páginas visitadas, produtos e serviços adquiridos, entre outros, gerando um banco de dados combinando todas essas informações, gerando um perfil de cada cliente.

Por isso, se trata de uma ferramenta poderosa para as vendas, contribuindo para que sejam tomadas decisões mais acertadas e rápidas, além de um marketing certeiro para cada tipo de consumidor.

6. Autosserviço

As novas gerações valorizam a possibilidade de resolver problemas e tirar dúvidas por meio de alguns cliques, sem a necessidade de entrar em contato com um atendente.

Com um portal ou aplicativo de autoatendimento, a própria pessoa pode seguir as instruções para resolver seus problemas, de forma simples e prática.

Quando têm esse tipo de experiência, os clientes se sentem empoderados. Por isso, os call centers modernos estão evoluindo para que os assuntos mais comuns possam ser solucionados de forma automatizada, evitando filas de esperas na linha.

Para a empresa, essa tendência representa, ainda, uma grande economia, pois não é necessário ter uma central com um grande número de profissionais.

O call center está em crescimento e evoluindo suas técnicas de atendimento em uma velocidade avassaladora. Dessa forma, é preciso ficar sempre atento às tendências do mercado e utilizar a tecnologia em favor do negócio, conquistando clientes, maximizando os resultados e, claro, saindo sempre na frente da concorrência!

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