Como diminuir gastos com o telefone no call center?

12/09/2017 Call center, Cobrança 5 comentários
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Como diminuir gastos com o telefone no call center?

As despesas com telefonia podem ser as grandes vilãs das contas da gestão de um call center. Buscar formas de diminuir gastos com telefone torna-se imprescindível para que o empreendimento tenha continuidade e bons níveis de lucratividade. Para tanto, é possível apostar em mudanças de hábitos e conscientização dos colaboradores.

Porém, somente essas modificações não são suficientes. É preciso buscar tarifas diferenciadas e custos mais em conta, melhorando o padrão de despesas nesse sentido.

Quer saber como fazer isso? Então, veja os tipos de telefonia que podem ser empregados e como eles ajudam!

VOIP

A tecnologia do tipo Voice Over IP (VOIP) caracteriza uma das possibilidades mais conhecidas quando se fala em reduzir os gastos. Em vez de usar a telefonia “convencional”, ou seja, a linha do telefone digital ou analógica, esse elemento aproveita a rede de internet.

Com isso, a voz é convertida em pequenos pacotes de dados, que são transmitidos online. Ao atingir o outro dispositivo, as informações são convertidas novamente em voz, garantindo a transmissão da mensagem.

Esse é um dos meios principais para realizar ligações a baixíssimo custo e com bastante qualidade. É muito comum que os planos de operadoras sejam diferenciados para o VOIP, gerando os efeitos desejados.

E1

Também chamado de STFC ou de E1 digital, esse é um padrão de telefonia digital, normalmente envolvendo a utilização de um PABX para realizar a conversão do sinal.

Ele permite a efetivação de até 30 ligações simultâneas (ou seja, um E1 tem 30 canais), o que pode ajudar um call center a ampliar a produtividade e a conseguir menores custos relativamente observando cada ligação. Com o serviço de DDR, também é possível receber ligações diretamente nos ramais, evitando os gastos com mais um recurso.

Com a mudança entre analógico e digital, há uma experiência de grande qualidade, ao mesmo tempo em que ocorre uma diminuição nos gastos.

GSM

O GSM é uma das formas pelas quais celulares se conectam à internet. Quando o assunto é telefonia, trata-se, na verdade, de um gateway para a realização de ligação. Ou seja, ele estabelece uma conexão ou um caminho para que a ligação seja realizada pelo call center.

A partir do uso de um PABX-IP, esse gateway serve para selecionar qual é a melhor e mais econômica “rota” para fazer ligações para celulares. Nesse caso, as chamadas são geradas de um chip de celular para o outro, o que também ajuda a reduzir gastos com telefone de maneira significativa, pois se utiliza tarifa móvel-móvel. Algumas operadoras oferecem hoje planos ilimitados de telefonia GSM, o que reduz ainda mais esse gasto.

CTI

Chegou a hora de levar o seu contact center para o próximo nívelO Computer Telephony Integration não é, exatamente, um tipo de telefonia. Na verdade, ele tem a ver com a integração de recursos tecnológicos do computador com telefonia, melhorando as ligações e o atendimento. Nesse caso, é possível realizar controle de chamadas, melhor distribuição entre agentes, transferências de chamadas e assim por diante.

Além de tudo, ele pode ser associado a ferramentas como CRM, discadores preditivos, URA ativa e, também, a elementos relacionados. Para completar, a geração de relatórios favorece a tomada de decisão sobre como usar o telefone. Portanto, embora não mude a tarifa a ser cobrada por cada ligação, é um fator que melhora a utilização desses recursos, gerando a desejada economia.

A partir do uso dessas soluções, fica mais simples diminuir gastos com o telefone. Como consequência, o call center se torna mais robusto e consegue ter um desempenho melhorado.

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